No passado dia 7 de Novembro realizou-se uma sessão de esclarecimento sobre este assunto, para a qual foram convocados todos os delegados dos 4º e 5º anos do Mestrado Integrado em Arquitetura, do Mestrado em Design e Design de Moda, com a presença do presidente da FA, professor Carlos Dias Coelho, o coordenador do segundo ciclo de estudos, professor Pedro Rodrigues e o presidente do Conselho Pedagógico da FA, Professor João Pernão.
Foram esclarecidos os seguintes pontos:
1. De acordo com informação recolhida, existia uma percentagem de 20% de alunos que entregava os trabalhos finais de mestrado na época de Junho. Dos restantes, sensivelmente metade entregava os seus trabalhos em Outubro e a outra metade em Janeiro, pagando para isso uma taxa.
2. Existia uma grande falta de equidade entre os alunos que defendiam as suas teses no período de três semanas estabelecido para o efeito. Ou seja, entre um aluno que defendesse seu trabalho na primeira semana e um colega que defendesse o trabalho na última semana, existia uma grande diferença de tempo de preparação para o exame. Este período era necessário uma vez que, existindo aulas a decorrer, a disponibilidade de salas para realização das defesas era diminuta.
3. A realização das defesas de Trabalhos Finais de Mestrado em período de aulas tornava difícil a disponibilidade dos docentes para formalização dos júris e impossibilitava os colegas de outros anos de assistir às respetivas defesas, que são momentos pedagógicos fundamentais de aprendizagem e de solidariedade académica.
4. O novo calendário de entrega e defesa de Trabalhos Finais de Mestrado vem resolver estas questões estabelecendo o seguinte:
a) Todos os alunos têm direito a 2 oportunidades de entrega dos seus Trabalhos Finais de Mestrado em épocas subsequentes, sem pagamento de qualquer taxa, tal como acontecia anteriormente. Melhor, não existirá agora a necessidade de entregar qualquer documento a pedir o adiamento, junto com a declaração do orientador para a entrega no 2º momento.
b) A entrega dos Trabalhos Finais de Mestrado será feita de acordo com o ritmo dos restantes exames académicos, com entregas no final dos períodos de exames dos dois semestres respetivos, em Junho e em Janeiro. A sua defesa será efetuada após a realização do período de exames dos semestres respetivos.
Isto permite que :
- Os alunos que entreguem em Janeiro (cerca de 40% segundo dados de anos anteriores) e que tinham que pagar uma taxa para o efeito, entregam agora sem qualquer pagamento adicional e sem ter que pedir adiamento.
- Como a defesa dos Trabalhos Finais de Mestrado pode ser equacionada em períodos sem a coexistência de aulas, podemos ter apenas uma semana para todas as defesas (mais justo para todos os alunos), uma vez que dispomos de todas as salas livres.
- Todos os alunos de outros anos podem assistir à defesa dos TFM uma vez que não têm aulas nesse período.
- Todos os Docentes estarão disponíveis para a formação de júris, pela mesma razão.